Home    Contacts
Curso
Perfil
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas
Pré-Requisitos
Horários
Atividades Complementares
Professores
Projetos
Contato
Destaques
Postagens Recentes
Eventos
Notícias
Oportunidades
Links
Créditos
Serviços
Sistema FURG
Biblioteca
Moodle
Horário - Micro FURG
Horário - Linha FURG
Dicionário Multilinguístico de Terminologia ICA
Acesso Restrito



Perfil
Seg, 18 de Janeiro de 2010 18:40

PERFIL DO CURSO*

O Curso de Arquivologia visa a formação de profissionais que possam atuar na gestão documental de instituições públicas e privadas. Nesse contexto, insere-se como uma nova possibilidade de atuação profissional para a comunidade de Rio Grande na medida em que a cidade é detentora de diversos acervos documentais em grave estado de abandono e descaso, pela falta de qualificação profissional das pessoas que trabalham nessas instituições.

Assim, entende-se que a estruturação de um Curso de nível superior como o de Arquivologia configura-se como uma oportunidade de formação e qualificação para a comunidade riograndina.

Além disso, ressalta-se a importância de criação do Curso no âmbito do Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI, da FURG, tendo em vista que o mesmo já abriga os Cursos de Biblioteconomia e História, os quais poderão contribuir significativamente na formação dos educandos.

PERFIL DO EGRESSO

O Curso possibilita ao educando uma formação multidisciplinar a partir de conhecimentos teóricos e práticos sobre o tratamento de acervos de arquivos correntes, intermediários e permanentes, tendo em vista a teoria das três idades.

Além disso, o Curso propõe que o educando atue na gestão da informação independentemente do suporte sobre o qual estas estão registradas, o que possibilita ao mesmo a organização de acervos textuais, digitais, iconográficos etc, independentemente da área do saber em que esses documentos foram produzidos e/ou recebidos.

LEGISLAÇÃO

Regulamentação da Profissão de Arquivista - Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978.

HISTÓRICO

Criado em meados de 2008, a partir de uma proposta do Departamento de Biblioteconomia e História (DBH), atual ICHI , no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI). Na FURG, a criação foi formalizada pela Deliberação 014/2008, que dispõe sobre a criação do Curso de Arquivologia – Bacharelado.

Contou com uma comissão formada pela professa Adriana Kivanski de Senna da área de História e pelos professores Cláudio Omar Iahnke Nunes e Prof. Manoel Fröhlich Henrique, ambos da área de Biblioteconomia. A idéia inicial se direcionava à proposta de criação de um Curso de Museologia, porém o mesmo fora criado recentemente na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), município vizinho de Rio Grande localizado a aproximadamente 56 km. Desta forma, visando o fortalecimento da área de Ciência da Informação na Universidade e atendendo a uma demanda da região por profissionais habilitados a gerir informações arquivísticas, deu-se a criação do Curso.

A primeira turma ingressou em 2008, com a realização do processo seletivo de inverno (meio do ano). Esta modalidade de seleção não se consolidou, perdurando a modalidade tradicional, na qual as provas são realizadas no final do ano, entre os meses de novembro e dezembro, com o ingresso no primeiro semestre do ano seguinte. Desta maneira, hoje o corpo discente do Curso é constituído de quatro turmas ingressantes em 2008, 2009, 2010 e 2011.

 

*TEXTO CADASTRADO NO E-MEC