Home    Contacts
Curso
Perfil
Coordenação
Professores
Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Optativas
Normas de Trabalhos
Regulamentos
LARQ
LTArq
Projetos Desenvolvidos
Horários
Destaques
Postagens Recentes
Eventos
Notícias
Oportunidades
Links
Ciclo de Oficinas 2016
Serviços
Sistemas FURG
Biblioteca
Moodle
Horário - Linha FURG
Acesso Restrito



Perfil
Seg, 18 de Janeiro de 2010 18:40

PERFIL DO CURSO*

O Curso de Arquivologia visa a formação de profissionais que possam atuar na gestão documental de instituições públicas e privadas. Nesse contexto, insere-se como uma nova possibilidade de atuação profissional para a comunidade de Rio Grande na medida em que a cidade é detentora de diversos acervos documentais em grave estado de abandono e descaso, pela falta de qualificação profissional das pessoas que trabalham nessas instituições.

Assim, entende-se que a estruturação de um Curso de nível superior como o de Arquivologia configura-se como uma oportunidade de formação e qualificação para a comunidade riograndina.

Além disso, ressalta-se a importância de criação do Curso no âmbito do Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI, da FURG, tendo em vista que o mesmo já abriga os Cursos de Biblioteconomia e História, os quais poderão contribuir significativamente na formação dos educandos.

PERFIL DO EGRESSO

O Curso possibilita ao educando uma formação multidisciplinar a partir de conhecimentos teóricos e práticos sobre o tratamento de acervos de arquivos correntes, intermediários e permanentes, tendo em vista a teoria das três idades.

Além disso, o Curso propõe que o educando atue na gestão da informação independentemente do suporte sobre o qual estas estão registradas, o que possibilita ao mesmo a organização de acervos textuais, digitais, iconográficos etc, independentemente da área do saber em que esses documentos foram produzidos e/ou recebidos.

LEGISLAÇÃO

Regulamentação da Profissão de Arquivista - Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978.

HISTÓRICO

Criado em meados de 2008, a partir de uma proposta do Departamento de Biblioteconomia e História (DBH), atual ICHI , no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI). Na FURG, a criação foi formalizada pela Deliberação 014/2008, que dispõe sobre a criação do Curso de Arquivologia – Bacharelado.

Contou com uma comissão formada pela professa Adriana Kivanski de Senna da área de História e pelos professores Cláudio Omar Iahnke Nunes e Prof. Manoel Fröhlich Henrique, ambos da área de Biblioteconomia. A idéia inicial se direcionava à proposta de criação de um Curso de Museologia, porém o mesmo fora criado recentemente na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), município vizinho de Rio Grande localizado a aproximadamente 56 km. Desta forma, visando o fortalecimento da área de Ciência da Informação na Universidade e atendendo a uma demanda da região por profissionais habilitados a gerir informações arquivísticas, deu-se a criação do Curso.

A primeira turma ingressou em 2008, com a realização do processo seletivo de inverno (meio do ano). Esta modalidade de seleção não se consolidou, perdurando a modalidade tradicional, na qual as provas são realizadas no final do ano, entre os meses de novembro e dezembro, com o ingresso no primeiro semestre do ano seguinte. Desta maneira, hoje o corpo discente do Curso é constituído de quatro turmas ingressantes em 2008, 2009, 2010 e 2011.

 

*TEXTO CADASTRADO NO E-MEC