O município de Rio Grande-RS recebeu, no dia 22 de junho, a primeira Sala de Memória Institucional da Justiça Federal no interior do estado. Iniciado em 2012, o projeto foi desenvolvido de forma conjunta pela Comissão da Memória Institucional de Rio Grande juntamente com o Núcleo de Documentação e Memória da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul.
O espaço será destinado à preservação da história e do patrimônio da Justiça Federal gaúcha (JFRS) como formas de divulgar sua atuação na sociedade. Entre os presentes na solenidade, estiveram os integrantes dos Projetos de Extensão de Descrição Arquivística, do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Resultado de convênio entre a Justiça Federal e FURG, os projetos tem se desenvolvido em sua maior parte com a participação de graduandas e graduadas em Arquivologia, com o objetivo de apresentar o conteúdo dos processos judiciais em guarda permanente na Internet.
Estarão expostos na Sala de Memória os primeiros processos autuados e julgados na subseção, que versam sobre matérias previdenciária, fiscal e trabalhista, entre eles, alguns cuja descrição foi desenvolvida no Projeto em Parceria com a FURG. Também serão exibidos objetos, móveis e outros recursos imagéticos que ajudam a reconstruir o contexto institucional, qual seja, as pessoas, as unidades e as memórias que fazem a história da Justiça Federal em Rio Grande.
A Sala de Memória possui cadastro e registro junto ao Sistema Estadual de Museus do RS, sob o nº 7.45. Está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 13h as 18 horas, na sede da instituição.

JFRS

Legenda da foto: Integrantes dos Projetos de Descrição Arquivística na Justiça Federal Subseção Rio Grande com alguns dos servidores integrantes da Comissão de Memória Institucional, da esquerda para a direita em pé: Arquivista Susi Soares, Prof. Dhion Hedlund, Acadêmica de Arquivologia Silvana Brum, Arquivista Maila Gonçalves, Acadêmica de Arquivologia Valesca Soares, Acadêmica de Arquivologia Laís Garighan, Profª. Evelin Mintegui, Servidor Marcelo Guerreiro. Da esquerda para a direita, em desnível: Servidora Rejane Sacco dos Anjos e Juiza Andreia Castro Dias, em frente à placa de agradecimento a todos que auxiliaram na construição da Sala de Memória.