O projeto surgiu de uma iniciativa de parceria entre os cursos de Arquivologia e Geografia, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tem por objetivo principal a organização e disponibilização dos rótulos de pescados que fazem parte da coleção pessoal do professor do curso de Geografia, César Augusto Avila Martins.
Para isso, o projeto utilizará o software AtoM para realizar a descrição dos rótulos de pescados, e assim o resultado da descrição estará disponível na internet para acesso a todos. As atividades tiveram início em outubro de 2015 com término em fevereiro de 2016.
O projeto conta com a Coordenação das Profª. Roberta Pinto Medeiros, Vice-coordenação da Profª. Evelin Melo Mintegui e Colaboração do Prof. César Augusto Avila Martins, além da participação voluntária dos bolsistas Caroline Rubira de Oliveira (curso de Arquivologia), Bruno da Silva Telles (curso de Geografia) e Erick César de Faria (curso de Geografia).
O projeto ainda prevê para o mês de dezembro um curso para capacitação dos participantes do projeto e comunidade acadêmica, uma parceria entre a FURG e a Universidade Federal do Pará (UFPA). O curso "A trajetória das Normas de Descrição" será ministrado pelo Prof. Thiago Henrique Bragato Barros, do curso de Arquivologia da UFPA.