PROJETOS DE ENSINO:

Empreendedorismo e Atuação Profissional do Arquivista
Coordenadora: Profª. Evelin Melo Mintegui
O projeto teve como objetivo levar aos acadêmicos da disciplina de Tópicos Especiais em Arquivologia I experiências profissionais de arquivistas atuantes no mercado de trabalho.
Período: 2013

Memória e Patrimônio Cultural
Coordenadora: Profª. Evelin Melo Mintegui
O projeto teve por finalidade proporcionar aos acadêmicos da disciplina de Tópicos Especiais em Arquivologia I as possibilidades de pesquisa em patrimônio documental e favorecer a capacitação dos acadêmicos quanto aos conceitos de patrimônio e memória.
Período: 2013

Práticas de Reprografia para os Alunos do Curso de Arquivologia da FURG
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto destinou-se a realização de atividades práticas de reprodução de documentos, por meio do uso da microfilmagem no Laboratório de Reprografia da Universidade Federal de Santa Maria.
Período: 2013

Tecnologia da Informação e Preservação Digital
Coordenador: Prof. Mateus de Moura Rodrigues
O projeto teve como objetivo proporcionar aos acadêmicos da disciplina de Tópicos Especiais em Arquivologia I a capacitação quanto à preservação e acesso de documentos em meio digital.
Período: 2013

Digitalização e Criação de Instrumento de Pesquisa para Acervos Históricos
Coordenador: Prof. Mateus de Moura Rodrigues
O projeto teve por finalidade proporcionar aos acadêmicos da disciplina de Tópicos Especiais em Arquivologia I a possibilidade de interação entre os conteúdos visualizados de forma teórica em sala de aula, com o cenário do mercado de trabalho e suas exigências específicas, promovendo a capacitação dos acadêmicos quanto à digitalização de acervos históricos e favorecendo a capacitação quanto ao acesso à informação através de ferramentas tecnológicas.
Período: 2013

A Utilização do Software ICA-AtoM na Arquivologia
Coordenador: Prof. Dhion Carlos Hedlund
O projeto previu a realização de uma oficina teórico-prática, a qual teve por finalidade favorecer a capacitação dos acadêmicos quanto a meios de difusão de arquivos e ao acesso à informação através de ferramentas tecnológicas.
Período: 2014

Grupo de Estudos em Classificação Arquivística - GECA
Coordenadora: Profª. Evelin Melo Mintegui
O GECA tem como objetivo estimular o interesse pelo tema da classificação arquivística como área de pesquisa, ao criar um espaço, seja físico ou virtual, para a discussão desse tema, com a metodologia de leitura de textos acadêmicos com a temática.
Período: 2014 - Atual

A Memória das Instituições e sua Relação com a Avaliação de Acervos Fotográficos
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto visa o registro da oficina intitulada A memória das instituições e sua relação com a avalição de acervos fotográficos, com carga horária de 4h, a ser realizada em junho de 2014. Tal atividade tem como propósito relacionar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Arquivos Especiais, Análise e Seleção de Documentos de Arquivo, com ênfase na sua aplicabilidade aos acervos fotográficos. Assim, se está propondo a reflexão teórico prática de conhecimentos adquiridos junto ao Curso de Arquivologia, com a adoção de procedimentos de contextualização deste documento junto à instituições detentoras de acervos fotográficos.
Período: 2014

Recuperação de Imagens e Fotografias Através de Sistema Gerenciador de Conteúdo
Coordenador: Prof. Mateus de Moura Rodrigues
O projeto teve como objetivo proporcionar aos acadêmicos a possibilidade de interação entre os conteúdos visualizados de forma teórica em sala de aula, com a prática diante de um software gerenciador de conteúdo web.
Período: 2014

Recursos Técnicos e Personalização do Software Livre AtoM (Access to Memory)
Coordenador: Prof. Dhion Carlos Hedlund
O projeto previu a realização de uma oficina, a qual apresentou aos acadêmicos a utilização do software livre ICA-AtoM para a descrição arquivística e difusão de arquivos, bem como as formas de personalização/customização do sistema, de forma a permitir a aplicação da identidade visual da instituição na aparência do software. Visou também apresentar as configurações gerais e demais funcionalidades técnicas deste sistema informatizado de descrição arquivística, com vistas a capacitar os alunos para a utilização do software em sua plenitude.
Período: 2015

Repositório Digital: Uma Ferramenta para Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais
Coordenador: Prof. Sérgio Renato Lampert
O projeto visou apresentar, através da realização de uma oficina, os conceitos básicos da preservação digital e sua relação com a Arquivologia, com enfoque no Modelo de referência OAIS/SAAI, bem como os tipos de repositórios digitais existentes, sua aplicação e implementação por meio de máquina virtual.
Período: 2015

O Software de Gestão Documental Nuxeo sob à Ótica da Arquivística
Coordenador: Prof. Sérgio Renato Lampert
O projeto visou apresentar, através da realização de uma oficina, os recursos de uma ferramenta tecnológica utilizada para produzir, usar, tramitar e gerenciar os documentos em ambiente digital, bem como as funcionalidades de um software de gestão documental aplicáveis para a arquivística.
Período: 2015

Ações Didático-pedagógicas para o Curso de Arquivologia nas Disciplinas Voltadas ao Ensino de Arquivos Especiais e de Conservação e Preservação de Documentos
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto tem por objetivo geral atingir acadêmicos e egressos proporcionando atividades de práticas arquivísticas com o uso de ações didático-pedagógicas de cunho diferenciado a serem desenvolvidas durante as oficinas e o curso. Almeja, ainda, a diminuição dos índices de retenção nas disciplinas de "Arquivos Especiais" e "Fundamentos de Conservação e Preservação de Documentos" com a criação do Grupo de Estudos em Conservação de Documentos de Arquivo (GECAD), fazendo com que a assimilação do conhecimento se torne mais fácil entre os acadêmicos.
Período: 2015 - 2016

Leitura de Textos: Uma Aproximação com a Língua Francesa
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto visa proporcionar uma nova fonte de leituras aos acadêmicos do Curso de Arquivologia, com ênfase na compreensão e entendimento de textos na língua francesa. O curso, realizado em módulos, pretende favorecer o entrosamento dos alunos com a língua francesa, estimulando-os e incentivando-os para ações futuras com vistas a leitura e compreensão dos textos com temáticas que se refiram as disciplinas de Fundamentos de Conservação e Preservação de Documentos e Arquivos Especiais.
Período: 2016

Práticas de Conservação Preventiva de Documentos de Arquivo
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto configura-se como uma oportunidade de relacionar os conhecimentos teóricos vislumbrados em sala de aula, na disciplina de Fundamentos de Conservação e Preservação de Documentos, com a prática destes no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Arquivologia (LARQ), por meio da realização de ações de conservação preventiva.
Período: 2016

Manuseio e Acondicionamento de Documentos em Arquivos Permanentes
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto visa possibilitar o intercâmbio de informações no que concerne ao desenvolvimento das atividades de manuseio e acondicionamento de documentos em arquivos permanentes, tendo em vista os referenciais arquivísticos de conservação de documentos por meio da realização de uma oficina para os alunos regularmente matriculados no Curso de Arquivologia, dentro do ciclo de oficinas do 2º semestre de 2016, promovido pelo curso.
Período: 2016

Ações Didático-pedagógicas para o Ensino da Produção, Gestão e Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais
Coordenador: Prof. Mateus de Moura Rodrigues
O projeto tem o objetivo de propor ações para os acadêmicos do curso de Arquivologia no tocante às temáticas desenvolvidas nas disciplinas voltadas à produção, gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais. ENtende-se que este campo da Arquivologia detém estreita relação com o imperativo do mercado de trabalho do profissional arquivista, mas que ainda é tido na academia como um obstáculo à formação, tendo em vista as especificidades do universo tecnológico e a necessidade da familiarização com o âmago dos recursos computacionais envolvidos. Neste sentido, busca-se a criação de um grupo de estudos temático com vistas a basilar os conhecimentos acerca da estrutura do documento digital e suas especificidades, além de promover a oferta de cursos de capacitação e aprofundamento, favorecendo o aprendizado em consonância e complemento às ações promovidas em sala de aula.
Período: 2016 - 2017



PROJETOS DE PESQUISA:

A Trajetória dos Cursos de Arquivologia no Brasil: Uma Investigação Acerca da Oferta de Disciplinas com a Temática de Arquivos Especiais e Especializados
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
A pesquisa, iniciada em janeiro de 2011, teve como objetivo geral coletar informações sobre a trajetória das disciplinas que trabalhem com as temáticas de arquivos especiais e especializados dos cursos de graduação em Arquivologia no Brasil. Para tanto foram elencados como objetivos específicos mapear os cursos de graduação em Arquivologia que ofertam disciplinas com as temáticas de arquivos especiais e especializados; analisar e comparar as bibliografias utilizadas pelos diferentes cursos nas respectivas temáticas de arquivos especiais e especializados; analisar os programas das disciplinas com vistas à identificação de pontos de convergência no conteúdo programático.
Período: 2011

As Comissões de Avaliação de Documentos das IFES da Região Sul
Coordenadora: Profª. Evelin Melo Mintegui
O projeto tem como objetivo conhecer as comissões de avaliação de documentos das IFES da Região Sul do país, ao verificar a existência de comissões de avaliação de documentos nas referidas IFES, procurando apresentar o perfil de seus membros, a forma de escolha desses membros, bem como analisar o papel das comissões de avaliação de documentos nas instituições: se deliberativo ou apenas burocrático.
Período: 2014 - Atual

A Conservação dos Documentos de Arquivo: Um Estudo da Atuação de Autoadesivos no Documentos Textuais
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
A pesquisa consistiu numa parceria entre dois institutos da FURG: o Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), com professores do Curso de Arquivologia e a Escola de Química e Alimentos (EQA) e técnicos administrativos em educação das Unidades Acadêmicas. As ações desenvolvidas tiveram como foco o estudo da ação dos blocos adesivos sobre os documentos de arquivo em suporte papel. Assim, buscou-se relacionar conceitos teóricos da Arquivística com elementos da área de Química, para que se pudesse compreender a atuação dos agentes de degradação que atuam nos documentos de arquivo, mas também para que se pudesse propor soluções diante de uma determinada realidade.
Período: 2014

A Trajetória dos Portos Marítimos no Brasil e a Implementação de Ações com Vistas ao Tratamento do seu Patrimônio Documental
Coordenadora: Profª. Roberta Pinto Medeiros
O projeto tem como objetivo principal identificar se os portos marítimos no Brasil possuem ações de preservação do seu patrimônio documental. O público alvo da pesquisa são as unidades portuárias marítimas existentes no Brasil. O projeto de pesquisa não possui nem prevê alguma parceria com outra instituição. A pesquisa será desenvolvida num espaço curto de tempo, fazendo uso de instrumentos de coleta de dados para o levantamento de dados, como questionários, e posteriormente, a análise dos mesmos, além da pesquisa documental sobre o tema.
Período: 2014 - Atual



PROJETOS DE EXTENSÃO:

Identidade Visual do Curso de Arquivologia
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto destinou-se à elaboração de uma identidade visual para representar o curso de Arquivologia da FURG, bem como o desenvolvimento de produtos que promovam o curso.
Período: 2009 - 2010

Diagnóstico, Higienização e Acondicionamento de Documentos Históricos da Receita Federal do Rio Grande
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto destinou-se ao tratamento do acervo histórico da Receita Federal, com a realização do diagnóstico, higienização e acondicionamento do acervo.
Período: 2009 - 2014

Mostra Arquivística
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto destinou-se à divulgação das ações do Programa de Divulgação do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande, com a realização de um evento.
Período: 2010

"Usos e Abusos da Oralidade": A Participação do Curso de Arquivologia da FURG na Semana do Arquivista 2010
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
A Semana do Arquivista é um evento organizado pela Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul (AARGS) e destina-se à promoção de atividades com vistas à divulgação da ação do profissional desta área. Nesse sentido, a presente proposta constituiu-se em uma ação do Curso de Arquivologia da FURG no intuito de promovê-lo em um evento regional, fortalecendo os laços com a AARGS. Nesta edição, o evento se propôs a trabalhar com a temática de "história oral e os arquivos".
Período: 2010

Tratamento do Acervo do DATC: Ações Preliminares com Vistas à Gestão do Acervo
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto visou o desenvolvimento de ações com base nos referenciais teórico-metodológicos do campo da Arquivologia para o tratamento do acervo documental do Departamento Autárquico de Transportes Coletivos (DATC). Nesse contexto, o projeto teve como objetivo a realização do levantamento e a identificação da documentação do DATC com vistas à proposição de um método de acondicionamento e armazenamento do acervo que pudesse efetivamente proporcionar a conservação do mesmo.
Período: 2011

Captação de Recursos para a Gestão de Acervos
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O evento teve como meta subsidiar as discussões sobre os programas e legislações disponíveis para captação de recursos para gestão de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos. A temática configura-se como um campo ainda pouco inexplorado na região, razão pela qual está sendo viabilizada no âmbito da FURG.
Período: 2011

Gestão do Acervo Fotográfico da Assessoria de Comunicação da FURG
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto teve por objetivo proporcionar ações com vistas à gestão documental do acervo fotográfico da Assessoria de Comunicação da FURG. Tais ações foram concebidas visando dar agilidade à localização das informações com a estruturação de um sistema de banco de dados e a conservação das imagens digitalizadas, as quais representam diversos fragmentos da história da universidade.
Período: 2011 - 2012

Programa de Divulgação do Curso de Arquivologia da FURG
Coordenadora: Profª. Roberta Pinto Medeiros
O programa teve como foco a divulgação do curso de Arquivologia na cidade de Rio Grande e entorno. Possuiu alguns projetos vinculados, como "O Curso de Arquivologia da FURG e as Perspectivas em Relação ao Mercado de Trabalho para o Egresso no Município de Rio Grande: Desafios e Oportunidades"; e "Manutenção do Portal do Curso de Arquivologia".
Período: 2011 - 2014

Exposições Museológicas: Planejamento, Comunicação e Avaliação
Coordenador: Prof. Mateus de Moura Rodrigues
O projeto teve como objetivo promover uma palestra com vistas a oportunizar a um museólogo a abordagem da temática das exposições museológicas, relatando experiências que tangem o seu fazer profissional em conformidade com sua área de atuação.
Período: 2012

Intervenções Arquivísticas no Acervo do ICHI/FURG
Coordenador: Prof. Mateus de Moura Rodrigues
O projeto visou estabelecer o tratamento documental do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mediante identificação dos fundos documentais e posteriores classificação e avaliação arquivísticas dos documentos do acervo.
Período: 2012 - 2013

Manutenção do Portal do Curso de Arquivologia
Coordenador: Prof. Mateus de Moura Rodrigues
O projeto visou estabelecer uma continuidade na manutenção do porta do curso de Arquivologia da FURG para que o mesmo seja uma fonte atualizada de informação e também divulgação do curso para a comunidade em geral.
Período: 2012 - Atual

Arquivando FAMED: Repensando e Otimizando a Prática de Arquivos da FAMED/FURG
Coordenadora: Profª. Roberta Pinto Medeiros
O projeto teve como foco a organização do acervo da Secretaria Adminsitrativa da Faculdade de Medicina da FURG.
Período: 2012 - 2013

O Curso de Arquivologia da FURG e as Perspectivas em Relação ao Mercado de Trabalho para o Egresso no Município de Rio Grande: Desafios e Oportunidades
Coordenadora: Profª. Roberta Pinto Medeiros
O projeto teve como objetivo traçar os principais estágios não-curriculares dos acadêmicos do curso de Arquivologia e fazer uma perspectiva de mercado de trabalho para o egresso do curso.
Período: 2012 - 2013

Descrição do Acervo Processual em Guarda Permanente da Justiça Federal Subseção Rio Grande
Coordenadora: Profª. Evelin Melo Mintegui
O projeto propõe a descrição arquivística dos processos considerados de guarda permanente pela Justiça Federal, possibilitando sua difusão como fonte de pesquisa. A primeira etapa visa o estudo dos elementos de descrição a partir das definições do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (PRONAME) em conformidade com as normas e preceitos arquivísticos. A segunda etapa prevê a descrição dos noventa e um processos já avaliados como de guarda permanente sob custódia do arquivo da Subseção Judiciária de Rio Grande, bem como a inclusão dessas informações no software ICA-AtoM.
Período: 2013 - Atual

Programa de Assessoramento aos Arquivos da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG)
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
A parceria estabelecida entre a SUPRG e a FURG/ICHI - Curso de Arquivologia assumiu o caráter de um programa, o qual possuiu três eixos de ação desenvolvidas por meio de projetos, vinculados ao Programa: o projeto "Sistematização dos Arquivos da SUPRG", cujo objetivo foi sistematizar os arquivos da SUPRG por meio da implementação de políticas de gestão documental, a partir da Diretoria Administrativa e Financeira/Divisão Administrativa Seção de Pessoal e Serviços Gerais; o projeto "Diagnóstico do Arquivo Histórico, cujo objetivo foi identificar a origem e as características do Arquivo Histórico da SUPRG, reunindo as informações necessárias ao diagnóstico dos problemas que acarretam riscos à prevenção e o acesso ao acervo; e o projeto "Acesso e Utilização dos Documentos, cujo objetivo foi estabelecer políticas e rotinas de acesso aos documentos da SUPRG.
Período: 2013 - 2015

Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Recursos Didáticos Digitais
Coordenadora: Profª. Roberta Pinto Medeiros
O projeto foi elaborado com vistas a contribuir para a organização metodológica da formação pedagógica através do curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Recursos Didáticos Digitais, de forma a aprofundar os temas e conceitos centrais do programa e estabelecer coletivamente o entendimento comum que se traduza nas ações concretas de sua oferta. Por se tratar da implantação de uma proposta de trabalho pedagógico e inovador que se fundamenta na integração da educação de professores à qualificação profissional dos mesmos, é necessário o desenvolvimento de um processo de formação conceitual e política que se realize sobre as bases da educação integral dos professores como eixo indutor da proposta pedagógica. Dessa forma, pretende-se a integração entre a formação geral e a formação técnica, a partir de dois pontos chaves: a) possibilitar que o professor se aproprie dos conhecimentos técnicos e científicos a partir da reflexão sobre a prática; b) não reduzir o conhecimento geral às necessidades geradas pela formação técnica, entendendo que uma formação emancipatória compreende as dimensões das necessidades humanas: cultura, arte, ciência e tecnologia, tendo como resultado a melhoria do ensino público estadual no processo ensino-aprendizagem.
Período: 2013

Organização dos Acervos da Alfândega da Receita Federal de Rio Grande
Coordenadora: Profª. Luciana Souza de Brito
O projeto tem como foco o tratamento do acervo de documentos manuscritos e avulsos da Alfândega da Receita Federal, o qual estavam inicialmente acondicionados na torre da instituição, um local com condições precárias de conservação. Neste sentido as ações a serem realizadas compreendem a identificação deste acervo, a construção de um quadro de arranjo, a organização física e a disponibilização destas informações para consulta aos usuários da instituição. É decorrente das ações iniciais desenvolvidas pelo projeto "Diagnóstico, Higienização e Acondicionamento de Documentos Históricos da Receita Federal do Rio Grande", iniciado em 2009 e concluído em março de 2014.
Período: 2014 - 2015

Oficina de Higienização Mecânica de Processos em Suporte Papel
Coordenador: Prof. Dhion Carlos Hedlund
O projeto consistiu em um evento do tipo oficina, onde os alunos puderam exercer a prática de higienização e conservação preventiva em documentos históricos, aplicando parte dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de Arquivologia. Essa oficina também pretendeu capacitar os alunos envolvidos, para a higienização específica dos processos de caráter histórico da Justiça Federal Subseção Rio Grande, no âmbito do Projeto de extensão Descrição, Conservação Preventiva e Digitalização dos Processos em Exposição na Sala de Memória da Justiça Federal Subseção Rio Grande.
Período: 2015

Intervenções Arquivísticas em Documentos Históricos: Da Preparação à Difusão em Meio Digital
Coordenador: Prof. Dhion Carlos Hedlund
O projeto conta com visita técnica dos professores à instituições arquivísticas, de forma a coletar dados para analisar a possibilidade de elaboração de projetos arquivísticos, de forma a permitir uma maior atuação do Curso de Arquivologia com a sociedade. Outrossim, este projeto promoverá a troca de conhecimentos e experiências vividas entre os participantes. Em relação aos cursos que serão realizados no âmbito deste projeto, estes terão a seguinte metodologia: num primeiro momento serão apresentados os conceitos e técnicas arquivísticas, e num segundo momento serão realizadas atividades práticas pelos participantes, conforme o conteúdo inicialmente apresentado. Os principais assuntos a serem abordados no âmbito deste projeto serão a conservação preventiva de documentos históricos, digitalização de documentos arquivísticos, preservação digital, descrição arquivística e difusão de acervos. A presente proposta tem impacto na geração de conhecimento a partir de trocas de experiências, bem como gera uma relação de diálogo com a sociedade, ao mesmo tempo em que contribui na formulação e implementação de políticas públicas direcionadas à preservação do Patrimônio Documental.
Período: 2015

Descrição, Conservação Preventiva e Digitalização dos Processos em Exposição na Sala de Memória da Justiça Federal Subseção Rio Grande
Coordenador: Prof. Dhion Carlos Hedlund
O projeto tem como objetivos a descrição, a conservação preventiva e a digitalização dos processos em exposição na Sala de Memória da justiça Federal Subseção Rio Grande. Seu objeto é um conjunto de processos selecionados pela instituição produtora como representantes de suas primeiras atividades na cidade de Rio Grande. A metodologia envolve a descrição arquivística e difusão da mesma via internet, a realização de procedimentos de conservação preventiva, como a higienização mecânica do material, bem como acondicionamento adequado. Além disso, prevê a digitalização do conteúdo dos mesmos para acesso, como iniciativa de proteção e conservação dos originais. Prevê a divulgação das ações através de um blog, bem como uma exposição sobre o processo de desenvolvimento do trabalho a ser realizado na própria Sala de Memória.
Período: 2015 - 2016

Sardiñas, Atuns e Exquisitices: Aplicação do Atom numa Coleção de Rótulos de Pescados
Coordenadora: Profª. Roberta Pinto Medeiros
O projeto é uma iniciativa de parceria entre os cursos de Arquivologia e Geografia, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI. Tem por objetivo principal a organização e disponibilização dos rótulos de pescados que fazem parte da coleção pessoal do professor do curso de Geografia, César Augusto Avila Martins. Para isso, o projeto utiliza o software Atom para realizar a descrição dos rótulos de pescados. O projeto está dividido em duas etapas: separar os rótulos de pescados por categorias de pescados (atuns, sardinhas, frutos do mar, etc.); higienização mecânica dos rótulos; digitalização dos rótulos; descrição dos rótulos no software.
Período: 2015 - Atual

Oficina de Digitalização de Processos Judiciais
Coordenador: Prof. Dhion Carlos Hedlund
O projeto consistiu em um evento do tipo oficina, onde os alunos, especialmente dos primeiros semestres do curso, puderam conhecer os princípios da digitalização de processos judiciais, as normas técnicas e diretrizes que norteiam esta atividade dentro do campo arquivístico, a fim de se produzir representantes digitais de alta qualidade e fiel ao documento original, para acesso e preservação de longo prazo. Além disso, conheceram o funcionamento dos escâneres e demais tipo de equipamentos de captura digital. Essa oficina também pretendeu capacitar os alunos envolvidos para a digitalização dos processos de caráter histórico da Justiça Federal Subseção Rio Grande, no âmbito do Projeto de extensão Descrição, Conservação Preventiva e Digitalização dos Processos em Exposição na Sala de Memória da Justiça Federal Subseção Rio Grande.
Período: 2016

Descrição Arquivística de Processos Judiciais de Valor Permanente da Justiça Federal Subseção Rio Grande
Coordenador: Prof. Dhion Carlos Hedlund
As palestras propostas por este evento, tem o objetivo de apresentar: 1) a Justiça Federal Subseção de Rio Grande (JFRG), 2) a Sala de Memória da JFRG, 3) o acervo arquivístico existente naquela instituição, 4) o software AtoM, 5) e a metodologia de descrição arquivística, para os novos acadêmicos voluntários do Projeto de Extensão em andamento intitulado 'Descrição do Acervo Processual de Guarda Permanente da Justiça Federal de Rio Grande'. Os novos integrantes voluntários do projeto são, em sua maioria, do primeiro semestre do Curso de Aquivologia, até por isso se faz necessário a realização deste evento. Será constituída uma mesa para apresentação aos alunos, composta pelos professores Dhion Hedlund e Evelin Mintegui, bem como pela Juíza Federal Dra. Andreia Castro Dias e a Arquivista da Justiça Federal Rejane Sacco dos Anjos. O AtoM (Access to Memory) é um software de código-fonte aberto especialmente desenvolvido para descrição arquivística, baseado em normas internacionais, que permite o gerenciamento e a disponibilização de informações de acervos arquivísticos na internet.
Período: 2016

Plataforma de Acesso Livre AtoM: Utilização, Configuração e demais Funcionalidades
Coordenador: Prof. Dhion Carlos Hedlund
A oficina tem por finalidade capacitar os arquivistas, acadêmicos e demais profissionais que estejam vinculados a serviços arquivísticos, para a utilização da plataforma de acesso AtoM. Visa também apresentar as normas de descrição arquivística contempladas pela ferramenta, e visualizar novas possibilidades de difusão do patrimônio documental arquivístico a partir de ferramentas de software livre, na busca da satisfação dos usuários de arquivo ao atender as novas demandas de acesso provocadas pelo advento das novas tecnologias da informação e sua incursão no campo da Arquivologia.
Período: 2016

Ações de Conservação para o Acervo Documental do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Rio Grande
Coordenador: Prof. Mateus de Moura Rodrigues
O projeto consiste no desenvolvimento de ações de conservação para o acervo do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Rio Grande, no que tange especificamente aos volumes encadernados da instituição, os quais totalizam 192 livros de registro. O projeto foi elaborado por professores do Curso de Arquivologia, tendo em vista uma solicitação do Cartório de Registro de Imóveis buscando atender as necessidades da instituição, mas permitindo a ampliação da formação dos discentes que deverão participar do projeto.
Período: 2016 - 2017

Identificação de Fundos em Massas Documentais Acumuladas no Arquivo Histórico da Cidade do Rio Grande
Coordenadora: Profª. Gislaine Pinto Kramer
Este projeto tem por finalidade identificar, através dos atos governamentais, a estrutura da Prefeitura Municipal do Rio Grande, seus fundos abertos e fechados, além de evidenciar outros organismos que estão localizados no Arquivo Histórico Municipal. Estas ações visam reconstruir as Unidades, possibilitando o desenvolvimento de estudos futuros. Com isso, objetiva-se, ainda, elucidar os aspectos políticos, econômicos e sociais que se estabeleceram entre os anos de 1855 a 1980, aproximadamente.
Período: 2016

Divulgação do Curso de Arquivologia da FURG
Coordenadora: Profª. Gislaine Pinto Kramer
O projeto tem por objetivo externalizar as atividades profissionais desenvolvidas pelo arquivista e estudantes em formação. Busca-se levantar as empresas potenciais que desconhecem a área de Arquivologia, a fim de permitir a oportunidade de abertura de vagas de emprego e estágios extracurriculares.
Período: 2016 - Atual